Curso de Formação Sindical reúne lideranças

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) está em constante busca de fortalecer a liberdade sindical e criar mecanismos para a atuação eficiente dos Sindicatos por todo País. Por isso, nos dias 17 e 18 de junho, foi realizado mais um Curso de Formação Sindical, reunindo lideranças sindicais na Associação Banestado, em Pontal do Paraná.

A diretora presidente do Sinterc, Dóris Andrade da Cruz, mais uma vez participou do Curso. Ela explica que é responsabilidade da CUT orientar os sindicatos sobre a legislação vigente, pois a disputa com as demais centrais exige uma permanente atualização dos dirigentes sobre o tema Registro Sindical. “Na programação, houve uma análise da conjuntura atual vivida pelos sindicatos e também a projeção de novas perspectivas para a organização das atividades da CUT e dos sindicatos filiados”, relata Dóris.

Por fim, vale ressaltar que ainda há muito trabalho pela frente para que haja uma atuação eficiente dos sindicatos, com a devida liberdade de ação. A CUT fomenta que a Convenção 158 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) – que coíbe a demissão imotivada, a aprovação de uma lei de combate às praticas antissindicais e a substituição da contribuição sindical compulsória pela contribuição negocial aprovada em assembleia – são alguns passos necessários para que se alcance a liberdade de organização e ação sindical.