MAIO LILÁS: CAMPANHA REFORÇA A IMPORTÂNCIA DA LUTA POR DIREITOS

O Maio Lilás tem como objetivo de conscientizar a sociedade da importância da união e participação dos trabalhadores e trabalhadoras em atos coletivos para defesa de seus direitos, através da atuação sindical.
O mês de maio foi escolhido em virtude de nele se comemorar internacionalmente o Dia do Trabalho e a cor lilás é uma homenagem às 129 mulheres trabalhadoras, que foram trancadas e queimadas vivas em um incêndio criminoso numa fábrica de tecidos, em Nova Iorque, em 8 de março de 1857, por reivindicarem salário justo e redução da jornada de trabalho. No momento do incêndio, era confeccionado um tecido da cor lilás.
Antes da possibilidade dos trabalhadores se organizarem, muitas injustiças ocorriam. A partir da criação da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), os trabalhadores começaram a ter seus direitos reconhecidos.
Apenas por meio de um sindicato ativo e da união da categoria é que os trabalhadores conseguem fortalecer suas vozes, fazendo com que seus direitos sejam devidamente respeitados e até ampliados.
Conheça o seu sindicato, faça parte de uma organização que está apta para representar e lutar pela categoria que representa.