Reunião do Conselho Fiscal fortalece transparência na administração dos recursos financeiros do SINTERC

Na última sexta-feira, dia 24 de junho, aconteceu mais uma Reunião do Conselho Fiscal do SINTERC, que tem frequência trimestral, em caráter ordinário, além de forma extraordinária em casos específicos. O encontro contou com as diretoras do Conselho Fiscal, Maria José Costa, Rosa Alves Francisco e Marlene Matos Buranello, além da diretora tesoureira, Eliane Nascimento. A reunião foi presidida pela diretora Rosa, conforme o estatuto do SINTERC.

O intuito da reunião é a apresentação e aferição das contas financeiras da entidade, com exatidão e conferência dos valores. “De modo geral, as conselheiras opinam sobre a utilização dos valores, questionam aquisições em todos os níveis, como é caso, por exemplo, da compra de material escolar ou eventos direcionados às trabalhadoras. Nesta última reunião, tratamos sobre a segunda etapa do curso de formação sindical, pois participo como formadora junto com outras companheiras de Maringá”, explica Eliane.

A diretora tesoureira salienta também que as reuniões trazem transparência na administração dos recursos financeiros do SINTERC. Os valores arrecadados e das despesas – além de todo os processos de pagamento, recebimento e repasses realizados nos convênios – são informados na reunião. “Vale dizer ainda que há obrigatoriedade de publicação do Demonstrativo de Resultados, conforme o Estatuto Sindical, em veiculo de imprensa estadual entre os meses de julho e dezembro e os balancetes mensais que são expostos no edital da Sede. Além disso, trabalhamos com um escritório de contabilidade”.