O desperdício de alimentos é um problema grave que afeta tanto a segurança alimentar quanto o meio ambiente. Criolo, Ivete Sangalo, Ana Maria Braga, Pequena Lô, Naiara Azevedo e vários outros artistas são voluntários na campanha “Com Fome Não Dá”, do movimento social Pacto Contra a Fome, e lembram que dá para combater a fome evitando o desperdício de alimentos.
O movimento social fez os cálculos e, para alimentar os 33 milhões de brasileiros que passam fome, com uma dieta balanceada e rica em nutrientes, seriam necessárias pouco mais de 7 milhões de toneladas de comida em um ano. O país costuma desperdiçar 55 milhões de toneladas no mesmo período, o que dá quase oito vezes o necessário.
O desperdício de alimentos ocorre em todas as etapas da cadeia produtiva, desde o campo até o prato e ideias simples podem ajudar a melhorar essa situação:
aprimorar a infraestrutura e a tecnologia nas etapas de produção, armazenamento e transporte;
promover a conscientização dos consumidores sobre o valor dos alimentos e a importância de evitar o desperdício;
incentivar o consumo responsável e o aproveitamento integral dos alimentos;
apoiar iniciativas de doação ou reciclagem dos alimentos excedentes ou impróprios para consumo humano;
implementar políticas públicas que favoreçam a distribuição equitativa e sustentável dos alimentos.
O desperdício de alimentos é um desafio para o desenvolvimento sustentável, mas também uma oportunidade para transformar a nossa relação com os alimentos e com o planeta.
FONTE: G1 – FANTASTICO
Deixe um comentário