Sindicatos negociam com empresas cumprimento efetivo da Lei 10.101/2000

Os representantes do Sindicatos de Refeições Coletivas do Paraná, Santa Catarina, Bahia, ABC e Sorocaba se reuniram em Ribeirão Pires – base territorial do ABC – no dia 28 de agosto para discutir ações acerca da PLR conjunta dos cinco sindicatos referentes as empresas Sodexo, Sapore e GR SA.

O objetivo, como já havia sido determinado na minuta de negociação coletiva, foi estipular o percentual de distribuição de lucros das empresas e a vigência do acordo junto aos trabalhadores. “A primeira rodada de negociação coletiva com as empresas acontecerá no dia 28 de setembro”, explica a presidente do SINTERC, Dóris Andrade da Cruz.

Vale destacar que a PLR é uma lei (10.101/2000) que faculta aos sindicatos e empresários fazerem acordo coletivo de Participação de Lucros e Resultados. Com base na lei, discutem-se os programas acerca do assunto. “Ocorre que geralmente quem faz o estudo das metas a serem atingidas é apenas as empresas e os sindicados não têm participação atuante. Os programas são feitos nos seus gabinetes e o que nós queremos é participação efetivamente de todo o processo. Hoje, as metas são extremamente difíceis de serem atingidas e os trabalhadores muitas vezes fazem um grande esforço e não ganham nada (ou muito pouco). Queremos que a lei seja cumprida e acabe toda essa flexibilização em favor aos empresários, qe prejudica os trabalhadores”.

Texto: Assessoria SINTERC/Victor Lopes