Curso de manipulação de alimentos

Quem trabalha no segmento de alimentação sabe muito bem que as técnicas de manipulação de alimentos são essenciais para evitar intoxicação e doenças alimentares. Além disso, os profissionais desta área têm a obrigação de realizar periodicamente cursos ligados ao tema, seguindo a RDC 2016/2004 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Vigilância Sanitária do município.

Atento a todos estes requisitos do mercado de trabalho e, claro, da legislação, o SINTERC realiza mensalmente o curso de manipulação de alimentos, com aulas teóricas divididas em três dias, totalizando 10 horas de carga horária e material didático específico. O curso é totalmente gratuito para empresas do setor de refeições coletivas cadastradas e com as contribuições sindicais em dia. Além disso, é direcionado para toda a comunidade, como profissionais autônomos – que trabalham por exemplo com foodtrucks e comércio de rua – e pessoas desempregadas.

A última turma realizou a capacitação entre os dias 30 de maio e 1º de junho. “O projeto foi idealizado por mim e com total apoio da diretoria em 2008. Desde então, já capacitamos mais de 3 mil profissionais”, salienta a diretora presidente do SINTERC, Dóris Andrade da Cruz.

A nutricionista do SINTERC responsável pela ministração do curso, Mariana Miyuki Kagueyama Janoni, relata a importância do trabalho para quem atua ou pretende atuar nesta área. “Além da exigência por lei da realização periódica, o curso dá uma visão bem abrangente aos profissionais de como trabalhar e manipular alimentos. Muitos alunos, inclusive, chegam sem emprego e acabam capacitados para ingressar no segmento”.

De forma abrangente, o conteúdo passa por temas como microbiologia – microrganismos maiores causadores de intoxicação -, higiene pessoal, uniformes e uso de EPIs e também procedimentos técnicos e operacionais que vão desde o manejo de alimentos no recebimento, armazenamento, preparo e distribuição. “Os alunos sempre relatam que muitos conteúdos que recebem são novidades para eles. De fato, a utilização de normas neste tipo de trabalho é de fundamental importância”.

SERVIÇO

Os interessados em participar da próxima turma podem ligar diretamente na sede do Sinterc pelo telefone (43) 3321-7146, falar com Cacilda. No término do curso, os alunos recebem certificação com a carga horária ministrada.